Linfa - 2º fluido circulatório constituído por plasma, leucócitos e nutrientes dissolvidos.
- Linfa intersticial - sai diretamente pelo sangue e espalha-se para o orgãos.
- Linfa circulante - circula nos vasos linfáticos.
Têm uma forma irregular e são das maiores células do nosso organismo e duram cerca de 1 semana na corrente sanguínea.
Formam-se na medula vermelha (interior) dos ossos. Estes leucócitos não são todos iguais. Há também os leucócitos especializados numa certa defesa especial e estes formam-se nos orgãos linfáticos (timo e baço) e nos gânglios linfáticos.
Propriedades dos Leucócitos Os leucócitos têm como função (como já vimos anteriormente) defender o nosso organismo e para isso, eles precisam de sair da corrente sanguínea até à zona onde é preciso combater. A diapedese serve para isso mesmo. Esta é uma propriedade que todos os leucócitos têm, incluindo os especializados que vamos ver mais à frente. Os leucócitos quando são avisados de um agente estranho ao nosso corpo, deformam-se e passam pelas paredes dos capilares (vasos sanguíneos com apenas 1 camada de células). A este processo é a diapedese.Os leucócitos também têm outra propriedade. Quando os glóbulos brancos saem dos capilares (diapedese) vão ao encontro dos agentes patogénicos.
Eles detetam os maus e com os braços do seu citoplasma (pseudópedes) e envolvem-no dentro do vacúolo digestivo.
Depois, o citoplasma do glóbulo branco lança umas enzimas digestivas que digerem as substâncias tóxicas do agente patogénico. A este processo dá-se o nome de fagocitose. A todos os leucócitos que têm esta propriedade chamam-se de macrófagos. Propriedades dos Linfócitos
Os linfócitos (tipo de leucócitos especializados) são produzidos nos gânglios e orgãos linfáticos, como já tinha falado anteriormente.
Os linfócitos têm como função lançar os anticorpos para neutralizar o agente patogénico quandos os macrófagos morrem.
Os linfócitos têm, como se fosse, uma base de dados que tem todas as curas de todos os maus que já apareceram no organismo e foram derrotados.
Este processo da criação de anticorpos começa com o linfócito a percorrer a base de dados e o anticorpo X é a cura daquele antigénio. O linfócito lança os anticorpos que vão neutralizar o agente, tornando-o inofensivo.
A seguir, os leucócitos chegam outra vez e fazem o processo da fagocitose, mas desta vez ao agente já inofensivo.
Têm uma forma irregular e duram cerca de 120 dias na corrente sanguínea. Para teres noção da quantidade de glóbulos vermelhos que temos no sangue: "Um milímetro cúbico de sangue contém cerca de 5 milhões de glóbulos vermelhos". Os glóbulos vermelhos "nascem" com núcleo, mas ao entrarem na corrente perdem-no, porque se ainda o tivessem não teriam espaço para as moléculas de oxigénio nem para as de dióxido de carbono. As hemácias vão buscar as moléculas de O2 aos alvéolos pulmonares (inspiraçao) para depois através da sua circulação, as darem às células do organismo.
Também, quando fazem a troca, ficam com o CO2 das células. Por isso, as hemácias vão aos alvéolos pulmonares e dão o CO2 e assim sucessivamente (expiração). Propriedade das hemácias Hemoglobina é uma proteína que contém ferro (liga-se muito ao oxigénio) que serve para facilitar o transporte do oxigénio e do dióxido de carbono. Oxi-hemoglobina - hemoglobina ligada ao oxigénio. Carbo-hemoglobina - hemoglobina ligada ao dióxido de carbono.
Sem comentários:
Enviar um comentário